Sobre mim

Sou correspondente Sueco na América Latina pelo Dagens Nyheter, que é o maior e mais importante jornal da Suécia e Escandinávia. Moro no Rio de Janeiro desde 2002. Em 2011 ganhei o prêmio de televisão Sueca para o melhor programa de investigação e foi indicado para o Grande Prêmio de Jornalismo Sueca pelo documentário A Royal Nazi Secret, sobre o pai da rainha Silvia da Suécia. O documentário também ganhou uma Medalha de ouro na categoria História e Sociedade no New York Festivals International Television & Film Awards.

Meu primeiro livro, Fantasy Island – The Brave New Heart of Brazil, fala sobre a vida em Brasília, 50 anos depois a fundação. Fantasy Island teve ótimas críticas e foi publicado pela Key Publishing House, Toronto, Canadá. Meu segundo livro, Jogo Bonito: Pelé, Neymar and Brazil’s Beautiful Game, leva você a uma viagem através do futebol Brasileiro e foi muito aclamado pela imprensa Britânica. The Times escreveu que »o livro é uma alegria, dançando entre o melhor e o pior do Brasil« e o Guardian disse que a obra »se distingue pela sua originalidade«. Jogo Bonito foi publicado pela Yellow Jersey Press, que pertence à Random House Group.

Também sou co-autor do livro Palavra de Gringo – Um Olhar Estrangeiro Sobre o Brasil (Língua Geral, 2014), onde dez jornalistas estrangeiros escrevem com pertinência, conhecimento de causa e humor sobre o gigante sul-americano. Já participei duas vezes na programa Clube dos Correspondentes apresentado pela Globo News (pode assistir o primeiro programa aqui e o segundo aqui) Também participei no programa Redação SporTV, quando falei sobre minha polêmica viagem com os Gaviões para ver um jogo contra Botafogo-SP, em Ribeirão Preto (pode assistir aqui) Durante a copa 2014 o jornal O Globo fez uma entrevista comigo que pode ler aqui: conta algo que não sei.

Contato:

riojonsson(a)gmail.com